31 janeiro 2015

Top 10: Meus virais favoritos de todos os tempos

Uma das coisas que mais amo dessas internetz são os virais (ou memes, como preferir): posso ficar horas e horas rolando a barrinha do Facebook, 9Gag ou NãoIntendo a procura por algum vídeo que me traga alguns minutos de diversão em uma tarde tediosa!


No post de hoje listarei os meus vídeos virais favoritos de todos os tempos: aqueles que me fizeram chorar de rir por alguns momentos e que SEMPRE valem o replay! Foi bem difícil selecionar, mas estão aí - e não necessariamente na ordem dos que mais gostei!

Leônidas Fontes: O surfista de Brasília


Lá está o homem, lá está o guarda-chuva: o herói Leônidas Fontes desafia essa força da natureza (e a ~leCtospirose~, a rantavirose, as virose, a aids) para salvar um carro em perigo... Mas alguém da concorrência também veio registrar esse momento: ELIMINE-O!


30 janeiro 2015

Livro: Eu sou Malala (Malala Yousafzai & Christina Lamb)


Provavelmente você já deve ter ouvido falar em Malala Yousafzai, a adolescente paquistanesa que desafiou o Talibã e ganhou o Nobel da Paz em 2014. Em Eu sou Malala, livro publicado em 2013 pela Companhia das Letras aqui no Brasil, viajamos lá para o país islâmico para conhecer e compreender toda a história de luta da garota até o momento em que o livro foi lançado.

Malala só tem um sonho: o de ver garotas como ela estudando livremente em seu país; um sonho que foi considerado uma provocação e quase a levou a morte, já que foi baleada no crânio por um membro do movimento fundamentalista islâmico nacionalista (o Talibã) em 2012.


O livro já começa descrevendo o dia em que fora baleada, com um prólogo intitulado de O dia em que meu mundo mudou. Aqui já criamos toda aquela expectativa em descobrir porque uma garota tão inofensiva (pelo menos para nós) foi perseguida e quase conheceu a morte. A autobiografia segue com a Parte I, Antes do talibã, começando com um foco especial na história de seu pai, Ziauddin Yousafzai, aquele que plantou a sementinha na cabeça da filha, pois também lutou para conquistar o seu sonho de administrar sua própria escola (mesmo que isso tenha custado grande parte de seu dinheiro e conforto de sua família). Os capítulos seguintes descrevem como foi para Malala crescer na escola do pai, como era a sua aldeia, quais eram suas preocupações, o momento em que tentaram fechar a escola do pai porque admitiam alunas e o terremoto no vale do Swat, onde morava.


Palestra de Ziauddin Yousafzai no TED: Minha filha, Malala

A partir da Parte II, O vale da morte, as coisas começam a ficar mais tensas: entra o Talibã, que começa cativando os muçulmanos com suas palavras na estação de rádio clandestina Mulá FM para plantar uma guerra contra aqueles que não seguiam os seus princípios, mais detalhes sobre o dia em que Malala e suas colegas foram baleadas na Parte III, Três meninas, três balas, a sua cirurgia na Parte IV, Entre a vida e a morte, e como tem seguido com sua vida na Parte V, Uma segunda vida.

Devorei o livro em pouquíssimo tempo e a história me emocionou demais! Gostei especialmente porque pude conhecer melhor a história do Paquistão e sua cultura, e porque nos faz sair da caverna eliminando (ou tentando eliminar) aquele nosso pré-conceito de que todo muçulmano segue cegamente os princípios do Talibã e é a favor do terrorismo. Não é bem assim! Existem muitos como Malala e seu pai que lutam pelos seus direitos (e pelos de suas mulheres) e que fazem uma outra leitura do Alcorão.

"No Paquistão, quando sou proibida de ir a escola, compreendo o quão importante é a educação. A educação é o poder das mulheres!" (Malala Yousafzai)

Para saber mais: Malala fundou uma ONG, o Malala Fund, e você pode acompanhar as novidades através de sua página no Facebook!

29 janeiro 2015

Livro interativo: Livro do bem (Freitas & Grecco)


Outro livro interativo em que tenho dedicado parte das minhas horas livres para preencher (além do 1 página de cada vez e do listography) é o Livro do bem, idealizado por Ariane Freitas e Jessica Grecco (as administradoras da página Indiretas do bem).


Meu Livro do bem cheio de marcadores nas páginas que preciso terminar

Diferente do livro de Adam J. Kurtz que tem aquela obrigatoriedade de preencher apenas uma página diariamente, a proposta é que você realize suas atividades sempre que tiver vontade, quantas quiser e na ordem que quiser, afinal ele foi criado, de acordo com as autoras, para ajudar você a fazer coisas boas e bonitas!


28 janeiro 2015

Mangá: Afterschool of the Earth (Chikyuu no Houkagô)


Mangá indicado para maiores de 14 anos

Já faz um tempo que voltei a ler mangás, mas ficava sempre nos clássicos Love Hina, Chobits, Sakura Card Captors, Video Girl Ai, Fruits Basket... No ano passado resolvi me permitir conhecer coisas novas e Afterschool of the Earth (que ganhei do meu namorado ♥) foi uma das séries em que ~dei uma chance~!

A série (com o título original de Chikyuu no Houkagô) começou a ser lançada em 2014 pela JBC e terá um total de 6 volumes (foram lançados 4 até agora, um a cada mês). A história, do mangaka Akihito Yoshitomi, se passa em um mundo pós-apocalíptico onde todas as pessoas da Terra foram levadas - não se sabe para onde, se continuam vivas ou se irão voltar - pelos phantom, umas criaturas bastante sombrias e misteriosas.


Umas das páginas coloridas

De toda a Terra, restaram apenas Sanae, Yaeko, Anna e Masashi, o mais velho e único garoto do grupo. Os quatro jovens passam todo esse tempo livre (que lembra muito o período depois da escola por ser bem pacífico, daí o nome do mangá) explorando locais em busca de outras pessoas, tentando descobrir para onde toda a humanidade foi levada, sobrevivendo e, mesmo com tudo bastante diferente, se divertindo!


27 janeiro 2015

Cabelos tingidos: Shampoo Kérastase Reflection Bain Chroma Riche

Achava um absurdo pagar mais de 15 dinheiros por uma embalagenzinha de shampoo, afinal ele só serve pra ~limpar os cabelos~ e qualquer produtinho de farmácia cumpriria com essa função (tudo bem que tem produto de farmácia que deixa no chinelo alguns de "marca"!)... Até eu resolver pintar os cabelos de ruivo acobreado e ficar desesperada porque a cor desbota MUITO rápido!


Shampoo Kérastase Reflection Bain Chroma Riche. Ókei, parece até nome de produto da Polishop!

Pesquisei por diversos produtos para manter o colorido dos fios por mais tempo e, vejam!, os shampoos também são responsáveis por esse milagre! Confesso que esse da Kérastase não estava na minha lista (minha primeira opção era o RedKen Color Extend), mas paguei R$80 pilas (gyyyahhh! uma facada no meu humilde bolso) pela embalagem com 250ml já que era o único com as promessas que eu esperava (de cuidar de cabelos coloridos) que encontrei às pressas no nível dos outros que havia pesquisado.


26 janeiro 2015

Game: Monument Valley (iOS e Android)

De todos os jogos para tablets e celulares, o meu favorito (pelo menos até o momento!) é Monument Valley. Ele é um jogo de puzzles desenvolvido pela produtora indie Ustwo e está disponível tanto para o sistema iOS como para Android desde Abril de 2014.


Screenshots "cortadas" do jogo

A história em si é bem simples: uma princesinha sem rosto e de chapéu pontudo precisa atravessar os mais diversos cenários (alguns deles repletos de corvos que podem atrapalhar a sua passagem) em busca de sólidos geométricos ou outras formas para ser perdoada. Descrevendo assim parece tudo meio sem sal, não é? Mas o que nos deixa boquiabertos são as composições desses cenários (que foram inspirados nas artes japonesas, esculturas minimalistas e outros indie games): além das formas e cores um tanto delicadas, a arquitetura cria ilusões fantásticas e desafia o nosso raciocínio lógico, afinal para alcançarmos o nosso objetivo, além de simplesmente caminhar, passar pelas portas, apertar botões e subir escadas, temos que estudar as possibilidades do mapa para rotacioná-lo, mover objetos e formar novas passagens. A trilha e os efeitos sonoros vêm pra completar e deixar o clima ainda mais zen!


O trailer

Infelizmente são apenas 10 fases que nos deixam sempre babando e querendo mais: em Novembro do ano passado lançaram uma expansão com mais 10 fases chamada Forgotten Shores, mas ainda assim espero ansiosamente por outras... Será que rola?

Fonte: Wikipédia

23 janeiro 2015

Degustação de insetos comestíveis: Bicho-da-seda, grilos e larvas

Depois de aproximadamente um ano e meio sem atualizar o canal, resolvi gravar um vídeo com a participação do ilustre Papai Fusco! No vídeo anterior nós experimentamos as deliciosas comidas de cachorro. Desta vez fizemos uma degustação mais exótica: provamos insetos! :3


Sempre tive muita vontade de experimentar desde quando vi alguns participantes do No Limite provando ou quando assistia a alguns programas no T&L. Foi então que resolvi procurar por essas iguarias no EBay (oh, querido EBay! ♥) e encontrei os Crick-ettes (grilos) e os Larvets (larvas) da HotLix: eles vêm em caixinhas e cada porção possui três temperos diferentes (creme de cebola, vinagre e sal, bbq, queijo cheddar, etc.), como se fossem salgadinhos.




Ainda por lá encontrei também bichos-da-seda coreanos enlatados (silkworm pupa) e a marca eu não vou conseguir transcrever aqui (porque, né, eu não sou a Lady Iris). Eles vêm em conserva e têm um aspecto bem mais nojento que as larvas e os grilos, que são sequinhos e crocantes!

Fiquei um pouco chateada em ter gravado o vídeo apenas um ano e meio depois que os insetos chegaram: uma caixinha de larvas mofou, e acredito que o tempero das porções que restaram ficaram mais fracos por conta disso! Mas mesmo assim foi bem legal!

Quer saber qual a consistência, sabor e o que achamos de provar esses bichinhos? Dê o play no vídeo acima e depois comente aqui (ou lá no canal) o que achou! :)

Decoração: Pôsteres do Hora de Aventura


Como já contei aqui, resolvi redecorar o meu quarto no começo deste ano. Além da estante, do papel de parede, e de outras coisas que pretendo mostrar nos próximos posts, resolvi que tiraria o meu mural de fotos de cortiça (que junta muita poeira e a poluição visual era muito maior) e substituiria por alguns pôsteres emoldurados.

Os pôsteres eu já havia comprado há alguns meses e vêm em uma coleção chamada Adventure Time: a totally math poster collection: encontrei os meus na Livraria Cultura do Shopping Market Place por aproximadamente R$70. Essa coleção vem com um total de 16 ilustrações (que incluem diversas personagens e cenários do cartoon) de artistas diferentes! Eu escolhi quatro delas para decorar o meu quarto e por cada moldura no tamanho A3 eu paguei R$25 na Tok & Stok.


Tentei escolher os pôsteres em que as cores combinassem entre si e com os contornos não tão marcados como os das outras ilustrações



O compilado de pôsteres ao lado de Marcy & Simon :3


Os pôsteres que vêm na coleção!

Há uma infinidade de coleções de pôsteres nestas mesmas dimensões: já estou de olho nos do The Walking Dead, The Last of Us e Game of Thrones! :3 O legal é que sempre que enjoar das ilustrações, poderei trocar!

22 janeiro 2015

Livro interativo: 1 página de cada vez (Adam J. Kurtz)

Na última retrospectiva comentei que uma das atividades que tenho feito nas minhas horas livres é preencher livros interativos (ou journals, como preferir). De todos os que comprei até o momento, o que mais gostei foi o 1 página de cada vez, idealizado pelo Adam J. Kurtz.


O livro interativo e minhas "ferramentas de criatividade"

A ideia do livro é que você pare alguns minutos durante o seu dia, equipe-se com suas ferramentas (canetas, lápis-de-cor, canetinhas) e preencha uma de suas 365 páginas. No período de um ano você terá construído uma espécie de autobiografia ou diário com as mais diversas informações.


21 janeiro 2015

Cartoon: Over the garden wall


Over the garden wall é um desenho que foi lançado em Novembro de 2014 pela Cartoon Network gringa (não há previsão ainda de quando chegará ao Brasil). Criado por Patrick McHale (roteirista de Flapjack e diretor de criação de Hora de Aventura), a história se passa em uma estranha floresta onde dois irmãos, Wirt e Greg, estão perdidos.


Imagens dos episódios

Wirt (dublado por Elijah Wood ♥) é o irmão mais velho, sério e racional, e é aquele que toma as decisões pela dupla, enquanto que Greg é o irmão fofinho, criativo e sonhador, que carrega um sapo de estimação que muda de nome a cada episódio. Durante os 10 capítulos (de aproximadamente 11 minutos cada) acompanhamos os garotos em sua missão de achar o caminho de volta para casa e seus encontros na floresta: com um lenhador um tanto suspeito que faz de tudo para manter a chama de sua lamparina acesa, Beatrice, a passarinha azul que tenta ajudá-los, a assustadora tia Whispers, que mantém a sua sobrinha presa em uma cabana, a terrível Besta, que os persegue desde o primeiro episódio, entre outros.


Uma das músicas: Batatas e melaço! Os animais bem que lembram as personagens de Peter Rabbit, de Beatrix Potter!

O cartoon tem um clima de contos de fadas (tanto por conta dos cenários, figurinos e personagens, como pelo próprio roteiro) com um toque bastante sombrio - achei a Besta assustadora demais e se eu fosse criança provavelmente perderia noites tranquilas de sono por causa dela! Os traços lembram o próprio Flapjack e em alguns momentos me lembrou também A viagem de Chihiro, do Studio Ghibli (a tia Whispers se parece muito com a bruxa Yubaba!). McHale diz que se inspirou na literatura infantil dos séculos XIX e XX e na arte folclórica no geral. E assim como toda a produção, as composições musicais também são maravilhosas - algumas têm como inspiração até as óperas americanas clássicas ou teatros da Broadway!

Gostei demais da série, mas fiquei triste por conter apenas 10 episódios bem curtinhos. Se você também se interessar, todos eles estão disponíveis (e com legendas) no site da Noitosfera!

Fonte: Wikipédia

20 janeiro 2015

Cuidados: Cabelos elásticos, quebradiços e com química

Uma das maiores burrices que cometi em 2014 foi descolorir os cabelos sem necessidade (veja mais informações aqui!), tudo por conta da minha maldita ansiedade e aquela vontade de ter as coisas prontas aqui, agora, já... Pelo menos me serviu de lição e tenho sido muito mais paciente desde então quando o assunto é cabelo!


Linha Moroccanoil: Anti-frizz, óleo e máscara reparadora

Depois de todo o processo químico os meus cabelos ficaram elásticos e, consequentemente, quebradiços e fininhos. Bastava uma puxadinha no fio enquanto estava molhado que ele ou estourava, ou esticava igual chiclete e não voltava ao lugar! Desesperada, procurei por diversas dicas nos mais variados sites para tentar recuperar as minhas madeixas (afinal cortar não era uma opção!) e vou resumir algumas no post de hoje, bem como publicar pequenas descrições dos produtos que tenho usado! É claro que existem alternativas muito mais baratas, mas escolhi os produtos por indicação (de profissionais, sites, enfim). Lembrando também que para recuperar os fios demorou em torno de 6 meses e mesmo assim eles não estão 100%, já que no início quebraram bastante e isso é impossível restaurar.


19 janeiro 2015

Música: Momoiro Clover Z vs KISS

Momoiro Clover Z (também chamado de Momoclo ou Momokuro) é um grupo formado por cinco garotas e considerado um dos mais populares do Japão, arrecadando 5,2 bilhões de ienes com suas vendas em 2013. Ele é bastante conhecido pelas suas performances que incorporam elementos do balé, ginástica e filmes de ação - e também por ter gravado a música Moon Pride, tema de abertura do Sailor Moon Crystal. Não sou lá fã de J-Pop, mas hoje as meninas publicaram em seu canal do YouTube o clipe da música Yume no Ukiyo ni Saitemina, com a participação dos integrantes do KISS! Yei! \o/


Foto promocional

A música foi composta por Paul Stanley e Greg Collins (a banda americana contribuiu com a parte instrumental e os backing vocals), enquanto que Yuho Iwasato escreveu as letras. Yume no Ukiyo ni Saitemina fará parte de um single produzido em parceria com os dois grupos que será lançado dia 28 de Janeiro no ITunes e terá duas versões: a versão do Momokuro, que incluirá essa e a música Rock n' Roll all night, além de um blu-ray com o clipe; e a versão do KISS, que será somente o CD e, além das duas músicas da outra versão, terá também a nova composição da banda chamada Samurai Son.


As capas dos singles: versão do KISS e versão do Momoiro Clover Z

O clipe dirigido por Masatsugu Nagazoe inclui elementos de live-action e animação e, como o próprio nome já sugere, é uma espécie de batalha entre as duas bandas - os integrantes do KISS em versão anime ficaram animais! :3 Falando em batalha, também está rolando uma no site Momoclo vs KISS onde os fãs podem votar no Twitter ou Facebook; a página contabiliza quantas vezes as palavras "momoclo" ou "kiss" foram escritas a cada 25 minutos e, passando esse período, exibe o resultado com um preview ou da música Yume no Ukiyo ni Saitemina ou de Samurai Son.


Clipe da música Yume no Ukiyo ni Saitemina

Além da gravação do single e do clipe, as duas bandas farão uma performance juntas no último show da tour em comemoração aos 40 anos de KISS, que será no Tokyo Dome no dia 03 de Março.

Fontes: Wikipédia + Arama Japan + Anime News Network

16 janeiro 2015

Decoração: O papel de parede do meu quarto

Maquiagens, sapatos, roupas? Nada disso! Eu sou o tipo de consumista compulsiva por livros e HQs! No ano passado, meio desesperada porque não tinha mais espaço na estante (mesmo depois de doar diversos materiais que nem ligava mais e que poderiam ser úteis para outras pessoas), resolvi que compraria uma nova, mais larga, mais alta, com mais prateleiras para caber tudo... Uma coisa foi levando a outra e quando vi tinha criado uma lista com tudo o que precisava pra redecorar o meu quarto: um dos itens foi o papel de parede!


Um pedacinho da parede com o papel. E essa placa não era pra estar aí na estante! XD

Queria que todas as paredes do quarto ficassem de lilás encardido (veja aqui como era antes!) para branquinhas (ókei, daqui a um tempo vão ficar mais encardidas que o lilás, mas já descobri como funciona a magia de pintar o quarto, tá!), mas como a estante que havia encomendado era na cor tabaco (cor que mais se aproximaria com a da porta do quarto) e não queria que contrastasse tanto com a parede em que ficaria encostada, escolhi um papel de parede preto já que é a minha "cor" favorita e seria mais fácil para combinar com os itens coloridos que fosse comprando (livros, figuras de ação e outros objetos de decoração).


15 janeiro 2015

Leitura: Guia de fotografia para iniciantes (Fotografe Melhor)

Desde quando comprei a minha câmera DSLR decidi que gostaria de aprender a fotografar, mas não tinha tempo e nem paciência para ter a devida dedicação. Mas 2015 começou e, junto com um novo ano, sempre estabeleço algumas metas novas: uma delas foi aprender essa arte, mesmo que seja para publicar apenas aqui no blog ou guardar algumas recordações!


O material, da editora Europa

A princípio pensei em fazer um curso, mas é tanta dívida que quero eliminar neste ano que acabei mudando de ideia. Em uma das minhas idas ao FNAC, encontrei o Guia de fotografia para iniciantes, material produzido pela equipe da revista Fotografe Melhor. Na época paguei aproximadamente R$40 e o livro ficou arquivado aqui na minha estante até eu resolver tirar as teias de aranha e estudar!


13 janeiro 2015

Banda: Týr

2014 foi o ano em que voltei a ouvir metal (até então estava mais habituada a ouvir hard rock ou as bandas que já conhecia há algum tempo, como Tuatha de Danann, Sonata Arctica, e outras que já indiquei aqui no blog) e me permiti conhecer diversas bandas "novas" (pra mim) graças ao Conrado.


Fotos promocionais da banda

Uma delas foi o Týr, que logo me apaixonei assim que assisti ao clipe da música Hold The Heathen Hammer High. Apesar de ter escutado (inúmeras vezes!) apenas três de seus sete álbum, gostaria de deixar essa como dica de banda de hoje porque me identifiquei demais pelo estilo e temática das letras!


Clipe da música Hold The Heathen Hammer High

Týr é uma banda das Ilhas Faroé que toca folk metal (ou viking metal, se for classificar pela temática das composições) formada em 1998 e o nome é inspirado no deus homônimo da mitologia nórdica, deus da guerra e patrono da justiça precursor de Odin. Atualmente é formada por Heri Joensen (vocalista), Terji Skibenæs (guitarrista), Gunnar Thomsen (baixista) e Amon Djurhuus (baterista).



Alguns dos álbuns lançados

Suas letras remetem à mitologia nórdica ou narram histórias de guerra e, logo no início da formação, a banda foi influenciada por Iron Maiden (tanto que gravaram um cover da música Where Eagles Dare) e Dream Theater. Entre os seus sete álbuns, Valkyrja foi escolhido pelos sites Amazon, SputnikMusic e Metal Storm como um dos melhores do ano de 2013 e recebeu o prêmio de 3º melhor lançamento internacional do ano no Danish Heavy Metal Awards (uma premiação dinamarquesa de heavy metal).


A balada The Lay of Our Love com a participação de Liv Kristine da banda Leaves' Eyes

Em Maio do ano passado os caras vieram para o Brasil para promover o último álbum e fizeram um show no Clash Club junto com o Korpliklaani. Apesar do lugar ser extremamente abafado e a passagem de som que não estava tão legal, o show foi sensacional - o setlist integrou em sua maioria, é claro, músicas do álbum Valkyrja, mas também algumas dos álbuns anteriores.

Deixo abaixo uma lista com algumas de minhas favoritas da banda e alguns covers que gravaram. Não esqueça de escrever nos comentários as suas impressões! :)

Týr by Fernanda Fusco on Grooveshark
Fonte: Wikipédia

05 janeiro 2015

Retrospectiva: 2014

Ano novo, metas novas: uma delas é voltar (finalmente!) com o blog e atualizá-lo pelo menos uma vez por semana. E, para manter o hábito, a primeira postagem de 2015 será uma retrospectiva (pessoal) sobre o ano passado! :)

Parte da galera que reencontrei em 2014

Todos os anos costumo organizar as retrospectivas por meses, mas neste farei diferente. Inspirada nos blogs da Julis, Jeh e Poly, desta vez dividirei pelos temas que foram mais significativos para mim em 2014!