04 fevereiro 2015

HQ: Minha madrinha bruxa (Jill Thompson)

Jill Thompson é uma autora e ilustradora que
nasceu nos EUA e trabalhou em diversas séries para a DC Comics/Vertigo, como Mulher Maravilha, Monstro do Pântano, Orquídea Negra, Os Invisíveis, iniciou uma aclamada parceria com Neil Gaiman em Sandman, e criou HQs para editoras como a Marvel e a Dark Horse. Já fazia um tempo em que estava namorando sua série Minha madrinha bruxa só por olhar pela capa, que foi publicada aqui no Brasil pela editora NewPop (aliás, a maioria dos mangás que estou comprando atualmente foram publicados por eles!) e traz um compilado de seis histórias.

Tudo começa quando Hanna Marie, uma garotinha que morria de medo de monstros, sai sem seus pais pela primeira vez em busca de gostosuras ou travessuras - bingo! é dia de Halloween!


Hanna empolgadaça por causa do Halloween

É claro que Hanna não vai sozinha: o primo Jimmy e sua turma a acompanham durante essa tarefa. Mas o garoto logo fica entediado porque a menina anda MUITO devagar e pode atrasá-los para conseguir uma grande porção de doces... É aí que vem a ideia endiabrada: Jimmy leva a prima em frente a uma casa supostamente assombrada e inventa uma história de que, se a criança mais nova não deixar doces em seu porão, os monstros podem sair de lá e comer cada criança do mundo! Sim, ele conta na esperança de que Hanna se assuste e volte para casa mais cedo, mas não esperava que seria realmente corajosa de entrar lá!



Coloração: predominância do laranja, azul acinzentado e verde

A turma de Jimmy a segue disfarçadamente e começa a fazer barulhos para deixá-la mais apavorada, mas Hanna continua focada em sua missão. Até... começar a chorar muito! Assim aparece a sua madrinha bruxa para socorrê-la - que é uma espécie de fada madrinha que surge apenas quando tudo parece muito assustador -, e apresentá-la a todas as coisas que fazem barulho à noite! Logo a garotinha conhece algumas criaturas que pareciam horripilantes (morcegos, uma caveira, um monstro) e acaba perdendo os seus medos!

Essa é apenas a primeira história que serve de apresentação ao mundo e companheiros da Embaixadora dos Sustos (esse é o outro título da madrinha). As outras cinco exploram ainda mais as personagens e esse outro universo.



Hanna assumindo o lugar de sua madrinha quando ela ficou gripada

A publicação é uma mistura de livro infantil com HQ: ora há toda uma narração das passagens, mas tem também todo aquele diálogo com os balõezinhos típicos de HQs. O que me deixou muito encantada foi o cuidado da autora em elaborar as ilustrações: em cada quadrinho ela explora de forma muito rica os cenários, personagens e outros mínimos detalhes, além de a coloração ser bonita demais (prevalecendo muitas vezes o laranja das abóboras, um azul acizentado da escuridão e o verde).

A série recebeu o prêmio Eisner em 2001 (o mais importante da indústria) e chegou a ser adaptado para o teatro e animação em 3D (mas fiquem longe, porque nem é tão bacana assim!).


A série é uma mescla de livro infantil com HQ

O preço é meio salgadinho: aproximadamente R$70! Mas garanto que vale o investimento por essas 208 páginas de diversão e encantamento! :)

Fonte: NewPop

Nenhum comentário:

Postar um comentário