11 setembro 2013

Sala de aula: As máquinas malucas

Você já conhece a história A máquina maluca, da autora Ruth Rocha? A história começa quando o professor Batista, um cientista que também é tio do garoto Maneco, inventa uma máquina que faz tudo. Os homens do governo ficam bastante animados com a invenção e colocam a tal máquina para administrar toda a cidade: ela fazia os aviões subirem e descerem, controlava as águas das casas, os elevadores dos prédios, entre muitas outras coisas, e poupava a população de trabalhar. Só que certo dia ela passa a ficar bastante exigente e é aí que começa a confusão!

Li esse livro para todas as minhas turmas (primeiros, segundos e terceiros anos) nas aulas de informática educativa, seguido da seguinte proposta: cada uma das crianças deveria usar a criatividade e inventar uma máquina maluca também, mas que fizesse coisas diferentes da do professor Batista!


As crianças desenhando

As crianças utilizaram o software Microsoft Paint para desenhar e para cada faixa etária havia uma habilidade ou conteúdo a ser trabalhado, entre eles a coordenação motora, criatividade, escrita, como usar a ferramenta e como salvar. Como esta foi a primeira atividade que desenvolvi com essas turminhas, aproveitei o momento para fazer observações e avaliá-los quanto a utilização do programa e dos periféricos (como mouse e teclado).


Algumas das obras

Apesar de nem todas as crianças conseguirem terminar e outras fugirem da proposta, o resultado ficou bem legal! Para que o restante dos colegas apreciasse suas obras, fiz um pequeno vídeo com todos os desenhos e postei alguns deles no blog da nossa escola! Todos eles gostaram bastante de ver o resultado e se impressionaram com as produções de alguns!

3 comentários:

  1. Parabenizo seu trabalho. Você fala de cultura pop, mas, não deixa de falar de educação. Que é o nosso trabalho. Pode parecer que não, mas, posts assim são muito úteis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marcio! Vou ver se continuo postando esses textos com práticas de aula! Também gosto por deixar registrado e num futuro me recordar! =)

      Excluir
  2. Acho legal essas suas iniciativas dentro da sala de aula ^^ , e acho que seus alunos têm mais coordenação que eu, haha.

    ResponderExcluir