21 maio 2013

Livro: Felpo Filva (Eva Furnari)


Esta história é dedicada a todos aqueles que têm orelhas diferentes

Felpo Filva é um coelhinho meio tristinho, coitado. Ele vive sozinho escrevendo os seus poemas pra lá de melancólicos (como A horta por trás das grades e Infeliz Páscoa) e só sai de casa para ir ao mercado ou correio. Começou a se isolar desde quando era pequeno, porque era alvo de chacotas entre seus coleguinhas só porque tinha uma orelha menor que a outra. A situação piorou depois que ele precisou usar o Sticorelia, um aparelho que servia para esticar uma das orelhas, mas que no final não serviu de nada.


Felpo recebia muitas cartas de seus fãs, mas uma, em especial, chamou a sua atenção. Em um envelope diferente, grande, amarrado com um laço de fita de cetim, estava a carta de Charlô, uma coelhinha que admirava demais o seu talento mas que discordava de suas obras porque eram um tanto tristes. Ela teve a ousadia, inclusive, de mudar o final de seu poema Princesa do avesso!

Os dois passam então a trocar mensagens através de cartas e telegramas. Entre elas o coelhinho compartilha até as suas angústias e uma receita de bolinhos de chocolate que sua avó fazia! Charlô o convida para visitá-la, mas Felpo reluta, até que um dia recebe uma mensagem um tanto estranha que acaba mudando o seu solitário destino!



Gosto bastante das obras de Eva Furnari e esse é um dos meus livros favoritos de literatura infantil! Trata a respeito do tema diferenças de uma forma bem divertida e enquanto a história vai se desenrolando o leitor tem contato com os mais diversos tipos de gêneros textuais: autobiografias, manuais, bulas de remédio, fábulas, poemas, cartas, receitas, telegramas...


É um material bem interessante, também, para ser utilizado em sala de aula! Uma professora que conheço certa vez leu a obra com seus alunos de quarto ano e propôs para que cada um escrevesse o seu próprio livro utilizando os mesmos gêneros textuais que o Felpo teve contato!

Quer saber qual foi a mensagem que o coelhinho recebeu que mudou a sua vida? Só lendo essa deliciosa obra de Eva Furnari para descobrir!

Um comentário:

  1. Oi Fer!
    Achei muito fofo você falar sobre um livro infantil! Isso me deixa envergonhada porque há muito tempo não leio um (e são tão lindos). Preciso comprar mais livros assim para ensinar meu sobrinho e adorei a dica! É importante ensinar também sobre as diferenças entre as pessoas e o respeito, não é?
    Muito fofo, adorei mesmo! Obrigada pela dica!

    Beijos!

    ResponderExcluir