20 maio 2013

Graphic novel: A guerra dos tronos


HQ recomendada para maiores de 18 anos

Além do seriado, da série de livros Crônicas de gelo e fogo originou-se também uma graphic novel. Escrita por Daniel Abraham e ilustrada por Tommy Patterson (mesmo de Grimm Fairy Tales e Tales from Wonderland, que estou maluca para comprar!), A guerra dos tronos foi lançada nos EUA e publicada pela editora Dynamite Entertainment em Novembro de 2011. Logo chegou ao Brasil pela editora Barba Negra, com a diferença de que a daqui é uma coletânea de um total de seis HQs da gringa e tem também um capítulo especial com o making of.


Se você espera que seja uma história idêntica a da série vai se decepcionar, afinal seus criadores procuraram ser bem fiéis aos livros. E mesmo assim ela mantém algumas particularidades, próprias deste gênero textual: numa HQ o texto é rápido, os diálogos têm que ser mais enxugados, e os cenários, as personagens e outros mínimos detalhes não são estéticamente construídos dependendo da nossa mera imaginação, pois já estão lá, representados pelo desenhista.



E por falar nisso, fiquei muito encantada pelo trabalho do Patterson! Os traços do cara são de deixar a gente boquiaberta, assim como a coloração feita por Ivan Nunes, tudo muito rico em detalhes - destaque para as mudanças de cores e seus tons de acordo com cada tipo de cenário (cores mais quentes do outro lado do mar estreito, cores mais frias em Winterfell, etc.) e suas iluminações. As personagens só não são lá muito expressivas, mas isso faz parte do estilo do desenhista.


A adaptação do enredo para este novo gênero também foi bastante satisfatória! A história começa assim como no seriado da HBO e nos livros: com os patrulheiros noturnos encontrando os Outros. Daí somos introduzidos a cada personagem e sua história e elas vão se intercalando. Para a minha surpresa esse material não equivale à primeira temporada completa ou ao primeiro livro; tem muito pra acontecer ainda!

Fico aqui com esse gostinho de "quero mais" esperando o segundo volume, que, pelo que pesquisei, já chegou em Portugal mas aqui ainda nada!
...
...

Um comentário:

  1. Ameeeeeeeeeei
    amo Game of Thrones e adoro HQS, adorei saber disso! haha

    ResponderExcluir