07 julho 2009

Desventuras em série

Desde a época em que eu ainda estava no colegial, morria de vontade de ler os livros Desventuras em série do autor Lemony Snicket (Daniel Handler), mas não tinha coragem de pagar tanto por um livro de classificação infanto-juvenil.
Há mais ou menos um mês atrás comprei o primeiro volume, intitulado Mau Começo, e desde então se tornou o meu novo vício literário - como Harry Potter e Crepúsculo para alguns. Atualmente estou no final do terceiro livro, O lago das Sanguessugas, de um total de treze.

Sobre os livros
A história trata a respeito de três crianças de sobrenome Baudelaire - Violet, Klaus e Sunny - que ficam órfãs graças a um incêndio terrível que destrói sua mansão e mata seus pais. A partir daí, parece que as coisas estão sempre piorando para eles - o autor sempre deixa claro que, se você se interessa por histórias com finais felizes, é melhor nem chegar perto da série.
Seu primeiro tutor é um homem muito malvado chamado conde Olaf, que faz o impossível para conseguir colocar as mãos na fortuna dos órfãos. Após descobrir sobre os planos maquiavélicos de Olaf, o Sr. Poe, banqueiro responsável pela fortuna até que Violet complete a maioridade, manda as crianças para a casa do tio Monty, o novo tutor (segundo livro, A Sala dos Répteis). Mas Olaf não sossega e passa então a perseguir as crianças e a tramar planos ainda mais cruéis.

Sobre o filme
Há um filme que foi baseado na série, lançado no ano de 2004, e conta com Meryl Streep, Jude Law, Timothy Spall e Jim Carrey no elenco - o filme foi vencedor de um Oscar de Melhor Maquiagem.
Assim como qualquer outro filme baseado em uma série de livros, tudo acontece muito rápido. Também há diferenças na história, como as maldades que o conde faz com as crianças. Aliás, achei o conde Olaf do filme muito mais engraçado do que cruel - também não é pra menos, já que foi interpretado por Jim Carrey!


Imagens do filme lançado em 2004

Sobre o autor e a autobiografia
Lemony Snicket é um codinome de Daniel Handler, nascido em 28 de fevereiro de 1970, e autor e cineasta americano.



Daniel Handler no lançamento do último livro da série

Ele deixa, em todos os livros, dedicatórias à falecida Beatrice Baudelaire, mãe dos ófãos. Mas qual seria a relação entre o autor e Beatrice? Essas e outras perguntas são respondidas do livro Lemony Snicket: Autobiografia não autorizada - que pretendo comprar e ler depois que acabar de devorar a série.

É isso, fica aí a dica! Super-recomendo!

4 comentários:

  1. Anônimo6:49 PM

    Eu AMO Desventuras em série (o filme)!
    Mas não sabia que tinha 13 livros.
    Quem sabe eu leio qualquer dia desses...?

    ResponderExcluir
  2. Aii Fê!
    To num desanimo pra escrever no blog! ¬¬'

    Eu adoro esse filme! :D

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Fer eu adoro suas dicas de livros que sempre são boas, ainda preciso ler Coraline, estou pensando em comprar os Crepúsculos
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:32 AM

    nossa, minha mãe tem todos aqui guardados, empoeirando, e eu pensando q era um livro "bobao" aushuah e nem ligava o filme ao livro, bom, enfim vou le-los deve ser legal :D adorei ESSE post. e só

    ResponderExcluir