15 janeiro 2009

Lembrancinhas e Arte em papel

Eu, particularmente, sou contra um professor fazer lembrancinhas de dia dos pais, das mães, da árvore, do índio, da bandeira - enfim, seja o que for -, porque acha que ficam mais "bonitas" das feitas pelos próprios alunos - geralmente ele mesmo faz apenas para agradar aos pais, direção e coordenação da escola, e mostrar que teve muito trabalho pra fazer uma por uma.

Se você perceber que a criança pelo qual é responsável está voltando para casa com uma lembrancinha "bonitinha", feita pelo próprio professor, saiba que ele pode ter feito somente para te agradar, para que você pense que ele é um "bom professor", mas na verdade ele não está desenvolvendo nada com a criança. Afinal, você não está pagando a escola ou impostos para ganhar lembrancinhas, mas sim para que o pequeno se desenvolva integralmente.
E outra coisa: geralmente, quando as lembrancinhas são muito trabalhosas, ele perde um certo tempo fazendo-as; tempo que deveria ser gasto dando atenção aos seus alunos.

Acho que tão ruim quanto o professor fazer as lembrancinhas, é quando o professor pega um modelo e pede para os alunos copiarem. Aí é uma beleza! Todo mundo voltando pra casa com um Coelhinho da Páscoa amarelinho e de olhos vermelhos! Você acha que a criatividade do pequeno está sendo desenvolvida? Que nada! Ele só está aprendendo a ser um ser passivo - copiando, copiando e copiando!

Aliás, você acha mesmo legal ser presenteado com um cartãozinho apenas colorido pelo seu filho, já que o desenho foi feito pelo professor e xerocado ou mimiografado para toda a sala, com um texto já pronto, também de autoria do professor? Acho muito mais legal ganhar uma lembrancinha feita de coração pela criança, e com uma frase de sua autoria (seja escrita pelo professor ou por ela mesma), como: "Pai, você é legal!", "Mãe, você é bonita!" ou "Vó, gosto do seu bolo de chocolate!".

Mas daí, aquele professor que realmente quer que seu aluno se desenvolva, que dá uma folha de papel sulfite e pede pro mesmo desenhar sobre tal tema do jeito que quiser, passa por um professor preguiçoso, que não faz nada! Depois tem que ouvir: "P*rr@, eu tô pagando essa m3rd@ pro meu filho me trazer de lembrancinha um desenho em papel sulfite?!". Tem casos também que até a coordenação e direção da escola implicam.. É fogo!

A moral da história é: dê valor a tudo o que foi feito pela criança e desconfie de professores que fazem tudo por elas - a menos que fique claro que a lembrança foi feita do professor para você ou do professor para a criança.

Arte em papel
A minha idéia inicial era comentar sobre um site que descobri através do blog da Nana Barros, mas acabei entrando no assunto de lembrancinhas e quis concluir o texto.

O site se chama Creative Park, da Canon, e traz diversos arquivos em PDF para você imprimir e montar!


Entrei no assunto anterior porque, assim que vi o site, lembrei que seria legal baixar os PDFs e deixar guardados no meu PC, caso algum dia eu precisar fazer lembrancinhas; daí depois parei para refletir sobre isso, e o resultado foi o texto acima!

Mas enfim, se você for professor, vale a pena entrar no site porque você pode utilizar muitas das artes em papel para decorar sua sala de aula, fazer joguinhos para seus alunos, etc.

Mais
Ouvindo: Nada.
Lendo atualmente: As Brumas de Avalon, Vol. 3 - Marion Z. Bradley.

3 comentários:

  1. Anônimo12:53 PM

    aah, eu nao gosto de lembrancinhas... quer dizer, se forem que nem desse site, acho que até que é legalzinhuuu!!!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Ownnnn os paper toys são lindos! Valeu pela dica!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Tô vendo aqui esse site, tem umas coisas bacanas... Vou deixar aqui nos favoritos. E concordo contigo, é muito importante deixar a criança desenvolver a criatividade e a autonomia! Uma das coisas mais significativas que tive na infância foi uma pasta cheia de papel e canetinhas - e nem foi na escola, foi presente do meu pai - além de poder contar historinhas inventadas por mim, antes mesmo de estar alfabetizada. Inventar história, desenhar, modelar, fazer roupinha pra boneca, tudo isso faz a maior diferença na vida das crianças; e se um dia eu tiver um filho, quero que ele tenha todas essas oportunidades!
    Beijos

    ResponderExcluir