18 dezembro 2008

Desenhos

Desenhos
Antes eu desenhava como Rafael, mas precisei de toda uma existência para aprender a desenhar como as crianças. (Picasso)

Sabe o que, para mim, é tão divertido quanto ouvir respostas ilógicas de crianças ou assistir suas brincadeiras? É ver seus desenhos e ouvir suas explicações para eles.
Crianças adoram desenhar! Aquelas que não gostam devem ser direcionadas a um especialista, já que pode haver algum problema - assim como crianças que não gostam de brincar.
São diferentes da maioria dos adultos, pois não têm medo de desenhar - adultos costumam ter esse "medo" pois são extremamente críticos: costumam achar seus próprios desenhos feios e não os fazem ou desistem de terminá-los.

Durante este semestre fiz um trabalho onde eu teria que analisar desenhos e elaborar uma espécie de relatório. Fiz as análises com três crianças de idades diferentes e gostaria de compartilhá-las com vocês - com algumas mudanças, claro.
Lembrando que apaguei o nome das crianças dos desenhos para preservar suas identidades e as escritas a caneta são minhas. *Preparando-me para ouvir: "Nossa, mas uma futura professora com uma letrinha tão feia?!"*

Para garantir que fizessem os desenhos com espontaneidade, perguntei se gostariam de fazê-los e não dialoguei durante a realização dos mesmos. Também questionei a todas qual material que gostariam de usar; todas optaram pelo giz-de-cera.

Clique para visualizar em tamanho maior

Este primeiro desenho foi realizado por um garotinho de 2 anos e 5 meses.
Enquanto desenhava, demonstrava grande empolgação por realizar tal atividade, pois vira e mexe conversava comigo:

Frases
"Ó, tia! Tô pintando, ó! É verde!", disse, enquanto pintava com o giz-de-cera azul. "É muito grande esse lápis! Ele pinta nome!"
"Tô desenhando com o verde de amarelo! É igual a esse!" E comparou o giz-de-cera verde com um outro verde.
"Esse é o rosa! Ele é muito colorido! Eu gosto de rosa!"

Fez o seu desenho sem o objetivo de representar algo, mas sim de explorar as diversas cores de giz-de-cera, de ver o efeito que passaria para o papel - tanto que, durante a realização, pintou boa parte do papel com o giz-de-cera branco. Porém, ao concluir o desenho, por acaso descobriu uma analogia a um objeto; perguntei o que seu desenho representava e respondeu-me: "Uma casa!"

Clique para visualizar em tamanho maior

Este desenho foi feito por um garoto de 4 anos e 3 meses.
Diferente do primeiro garoto, ele fez o seu desenho com o objetivo de representar algo e durante a realização disse apenas uma frase: "Meu primo, a chinela dele..".
Perguntei o que significava, e respondeu que era ele, seu primo, sua avó, a rua e o Sol. Ou seja, procurou representar a sua realidade.

Fernanda: O que são essas bolinhas na cabeça da sua avó?
Garoto: É o cabelo dela, ué!!

Também procurou atribuir uma característica real de sua avó ao desenho: o cabelo enrolado.

É notável que não foi usada uma linha de base; ou seja, as pessoas do desenho estão "voando". Também ainda deve ser trabalhada com a criança o esquema corporal, já que não representou os corpos com cabeça, braços, pernas e tronco - porém isso não deve ser encarado como um problema, já que, geralmente, uma criança desenvolve o esquema corporal até por volta de 7 anos de idade.

Clique para visualizar em tamanho maior

Já este desenho foi feito por um garoto de 5 anos e 6 meses. Enquanto desenhava, ficou totalmente calado.
Assim como o garoto anterior, também procurou representar algo - algo que não precisava ver para desenhar, mas que já conhecia. Desenhou animais e personagens de animações, temas clássicos do desenho infantil: o passarinho com asas, o coelho com orelhas compridas, etc.
Também não há uma linha de base, ou seja, os desenhos estão dispersos na folha.

Tenho também mais dois desenhos, mas não consigo escanear porque estão em A3; tentei tirar fotos deles, mas ficaram horríveis.

Enfim, espero que tenham gostado! E, caso tiver também algum desenho, deixe o link nos comentários!

Para saber mais
+ Descoberta de um Universo: A Evolução do Desenho Infantil

Mais
Ouvindo: Jerry Lee Lewis - Great Balls Of Fire.
Estou: Em casa.
Pensando: Em nada.
Sentindo: Sono.
Teclando: Com ninguém.
Querendo: Dormir.
Lendo atualmente: Júlio Verne - Viagem ao centro da Terra.

11 comentários:

  1. Anônimo1:52 AM

    Eu AAAMO conviver com crianças, acho lindo tudo o que elas fazem! Amei esse post Fernanda! Os desenhos são muuuito mimosos... eu amava desenhar quando era criança... vou ver se acho uns desenhos e escaneio pra tu ver ;)
    Beeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:07 AM

    Hahahah... que demais! Adoro crianças tbm. Qdo eu era criança adorava desenhar, mas nem tanto de pintar! É uma boa mesmo, vou procurar aqui e qm sabe eu poste no blog um dia minhas artes de criança... hahaha
    Bjoo!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3:23 PM

    Aaaaaaaaah que máximo!!! Nossa, cada vez mais eu me apaixono mais ainda por crianças! É cada detalhezinho lindo na vida delas! Adoro ouvir as frases sem nexo que elas falam, é tudo tão puro e inocente!
    E adorei o post sobre os desenhos, nunca tinha parado pra analizar desenhos infantis, é bom saber que tem um significado e que se pode conhecer uma criança só pelo modo que ela desenha! Que lindo!
    Eu, particularmente gostei mais do primeiro desenho, do menino falante e que gostou de testar as cores e texturas, certamente vai se tornar uma criança observadora e exploradora! Lindo!
    hehehehe
    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo5:08 PM

    Realmente a imaginação das crianças é grande e agente ve o qto estao se desenvolvendo neh? Mto mto fofo os desenhos e legal vc que será uma professora ter esse feeling deles hehe. Vai ajudar muito hihi.

    E gente eu quero um Buzz desse tb hoiaeoiahi apaixonante MESMO hihi.

    Bj bj
    Vitor

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:19 PM

    Adorei o post!
    Minha mãe tem um desenho que eu fiz qdo era pequena..tinha uns 4 ou 5 anos e a um tempinho atras achei o desenho, tinha minha mãe e 3 dos meus 4 irmãos.
    Eu tbm desenhei flutuando..haha
    Mas tinha pernas e braços olhos boca e etc..
    Quando vi o desenho achei estranho nao ter desenhado meu irmão mais velho e meu pai, deve ser porque meus pais se separaram quando eu tinha 1 ano e então não via ele no conjunto de minha mãe eu e meus irmãos..e meu irmão mais velho nao tenho a minima idéia por nao o desenhei..sendo q desenhei o primeiro filho dele.
    Acho divertido desenhos de crianças e pedir pra elas explicarem.
    A filha de uma prima minha fez um desenho e mostrou ai a gente perguntou o q era..ela explicou que era a Isabela que foi jogada da janela..ela desenhou a janela a menina caindo e o chão..fiquei impressionada quando vi..huahua

    chega de escrever o comentário ficou gigante..huahau

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:11 PM

    Oiiiiii Fe, ó a intimidade já hehehe, ahan eu vo ute mandar sim as fotos, gostay xD. Só me diz tem algum tamanho especifico ou eu mando e vc edita ai? Awww to separando ja hehe

    bjo bjo
    Vitor

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:18 PM

    Ahoiaheoiaoieah
    Então blz blz, ta ótimo!
    Ahan, eu to saindo pra faculdade e assim que eu chegar eu te mando ainda hoje :) Foto de agora eu ja tenho... de criança eu tenho uams no orkut, mas nao estão numa resolução legal, ai qdo chegar eu vou pegar outra e te mando xD

    bjin
    Vi

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8:36 PM

    Ownn cada desenho fofo n_n
    Eu adorava desenhar quando era criança.
    Sou apaixonada por crianças ^^

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8:48 PM

    quando era criança julgava meus desenhos tão superiores aos das outras crianças, acho que eu era influenciada pela minha mãe e as professoras, só pq com 3 anos eu não fazia pessoas palitos e desenhava todos com roupa xDDD

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:18 PM

    A Bárbara tem a Jessie e o Bala ao Alvo! Liiiiiiiiindos! :)

    Amei esse post!
    A Bárbara ama desenhar, e eu adoro isso! Eu sento com ela na mesinha, espalho os papéis e gizes, e desenhamos juntas! É uma delícia!
    E acho q ela tem talento pra coisa, viu? Porque já tá até colocando olhinhos e nariz nas carinhas! Linda!

    beeeeijo

    ResponderExcluir
  11. Anônimo12:22 PM

    Eu realmente amo desenho de criança...pode nos dizer mta coisa...
    Mas o comentario é pra falar do Buzz...
    Eu ameiiiiiii...."I have a laser and I'll use it"
    Eh encantadorrr xD

    Beijos

    ps:sim..estou passeando pelo seu blog ;)

    ResponderExcluir