19 dezembro 2008

Tutorial: Vetorizando no Photoshop

Olá, pessoas! Hoje postarei um tutorial sobre como vetorizar imagens utilizando o Photoshop. Dedico à Manu - obrigada pelos elogios! - e à Laila.




Para começar, escolha uma imagem e abra-a no Photoshop.
Em seguida crie uma nova camada e nomeie-a - a minha primeira chama-se Cabelos.




Clique na imagem para ampliar


Selecione a ferramenta Polygonal Lasso Tool (L) e comece a contornar a imagem. Conforme mostra na figura, comecei contornando os cabelos, porém você pode começar contornando o que quiser - mas lembre-se de que deve organizar as camadas de forma que fiquem nos lugares corretos (por exemplo: pele embaixo dos cabelos, boca em cima da pele, etc.).


Após selecionar, escolha a ferramenta Eyedropper Tool (I) e clique com ela na cor que servirá de base para o preenchimento da seleção - no meu caso, a cor marrom. Em seguida, selecione o Paint Bucket Tool (G) - baldinho de tinta - e preencha a área selecionada. Agora desfaça a seleção.





Faça o mesmo com o restante da foto - como exemplificado acima -, sempre separando as diferentes cores em diferentes camadas.



Clique na imagem para ampliar


Agora vamos começar a fazer o brilho e sombreamento! Para isso, duplique a imagem original (clicando com o botão direito em cima da camada e selecionando a opção Duplicate Layer), arraste a cópia para cima da parte da imagem que deseja sombrear (no meu caso, a pele) e aperte os botões Ctrl+G para mascará-la com a camada de baixo. Em seguida, selecione as opções Image > Adjustments > Desaturate para transformá-la em preto e branco e Image > Adjustments > Posterize. Ajuste da forma que desejar - número menor para menos sombras / brilhos e número maior para mais sombras / brilhos; para a pele da minha imagem, digitei o número 4.


Acima da imagem em P&B, crie mais uma camada e mascare-a também - Ctrl + G.
Selecione a cor de base com a Eyedropper Tool (I) novamente - selecionei a cor beje, já que farei o sombreamento da pele.







Selecione a ferramenta Freedom Pen Tool (P) e na barrinha acima Paths - como mostra na imagem - e comece a contornar o sombreamento. Sugiro que comece contornando as partes mais escuras - use como referência a imagem em preto e branco -, como mostra na imagem abaixo.



Clique na imagem para ampliar


Após contornar, clique com o botão direito em cima da imagem e selecione a opção Fill Path para preencher a área. Mantenha a caixa que aparecer preenchida com as mesmas informações da imagem acima.



Clique na imagem para ampliar


Agora crie outras camadas abaixo, que automaticamente serão mascaradas, e faça o mesmo processo com cada uma delas, até terminar de contornar os sombreamentos e brilhos.



Clique na imagem para ampliar


Quando terminar, clique no olhinho da camada em preto e branco para escondê-la, selecione a camada que se encontra acima dela - de sombreamento -, e vá até a opção Image > Adjustments > Brightness / Contrast. Mova a barrinha Brightness até a sombra ou brilho ficar com o tom que deseja, clique em OK e faça o mesmo com as demais camadas de sombras e brilhos.




Faça o mesmo com o restante, conforme ilustra a imagem acima. Você poderá usar a mesma imagem em preto e branco como base para as demais sombras (como os cabelos, por exemplo), mas, se preferir, pode criar outra e na opção Desaturate fazer com que tenha mais sombras e brilhos.



Clique na imagem para ampliar


Caso quiser deixar os cabelos mais "realistas", selecione novamente a Freedom Pen Tool (P), crie uma nova camada (mascarada com a camada de base dos cabelos) e faça os "fiozinhos", conforme ilustrados na imagem acima.
Para contorná-los, clique na ferramenta Brush Tool (B) e, na barra de cima, selecione o diâmetro (por volta de 3 a 5, dependendo do tamanho de sua imagem) e o Hardness no 100%.


Volte a selecionar a Freedom Pen Tool (P), clique com o botão direito do mouse em cima de sua figura e clique em Stroke Path. Marque a caixinha Simulate Pressure e clique em OK.


Agora clareie ou escuressa os fios em Image > Adjustments > Brightness / Contrast.


Realize esses procedimentos - criando diferentes camadas - quantas vezes achar necessário.


Hora de fazer os acabamentos finais! - olhos, contornos, etc. Clique aqui para fazer o download do arquivo em .psd e tê-lo como base!



Clique na imagem para ampliar


Para fazer a maquiagem (sombras e blush), escolha uma cor, selecione a ferramenta Brush Tool (B) com o Hardness no 0% e, em uma nova camada, pinte a sua imagem como preferir. Depois, em Fill (circulado na imagem acima), diminua a porcentagem - também como preferir - para ficar transparente.




Voilá! E assim ficou a minha vetorização.
Note que fiz alguns ajustes, como a mudança de tom dos cabelos.


Dúvidas, críticas, sugestões? Deixe nos comentários!
E peço para que, por favor, caso esse tutorial lhe seja útil e utilize-o para aprender a editar alguma imagem, seja bonzinho e me linke, okay? Combinado!

Completo ainda que esta imagem da Angelina Jolie vetorizada por mim deve ser utilizada apenas de exemplo para você fazer as suas próprias edições - nada de copiá-la, certo?
Obrigada!


Mais
Ouvindo: Akon Ft. Eminem - Smack That.
Estou: Em casa.
Lendo atualmente: Júlio Verne - Viagem ao centro da Terra.

10 comentários:

  1. Anônimo1:48 AM

    Jezuiz amado..paciencia de jó eim? hehehe
    Eu ja fiz um vetor meu no corel e ficou fofo..mas como sou virginiana, o perfeccionismo em primeiro lugar..então nunca mostrei pra ninguem..haha

    òtimo tuto..parabéns!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Loko !

    Tutorial mto bom =]
    Não uso o photoshop, uso o fireworks, nao sei c da pra faze isso, mas depois do uma fuçada =]

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:30 AM

    Muito bom!
    Eu sempre que começo vetorizar paro no meio do caminho, nunca fica bom, vou tentar fazer pelo seu tutorial ;)

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:06 PM

    Feeeee...
    Mto obrigadaa ;)
    Vou tentar fazer...
    Se o mouse do notebook me ajudar ¬¬

    Brigadão mesmooo...

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!!!
    Faz sim, aquelas panquecas são muuuuuito boas!!! Sem contar que é super prático você já ter um potinho caseiro com mistura para momentos de emregência, hahahaha!!!!

    Bjooooo!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2:32 PM

    Aaaaaaaah Genialll!
    Eu sempre tentei vetorizar fotos, mas eu não tenho mta apciência e desisto no meio, achando que tah tudo ficando uma grande droga! ehhehehe
    Mas adorei o seu tutorial, não sabia desse truque de usar o posterize pras sombras e brilhos, genial! Eu justamente achava q tava ficando uma merda as minhas por falta ddas sombras e brilhos, ficaa tdo mto reto e artfiicial! Mas agora nas férias (EBAAA) vou tentar de novo, com tempo e paciencia, e vamos ver no que dá!!! Vou seguir passo a passo teu tutorial! Ficou mesmo mto bom!
    E haja paciência pra dar print screen hein? hehehe!
    beijão!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2:55 PM

    Fernanda, arrasou no tutorial! Parece bem simples pelo método que tu faz... já tentei vetorizar fotos e sempre abandono porque fica horrível! Vou tentar fazer desse jeito! :)
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:56 PM

    Oie
    tutorial filé.Eu já sei fazer esse efeito mais tenho certeza que será muito util pra quem não sabe.
    O blog ta lindo.Bjs

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8:38 PM

    Oie ^^
    Postei lá no blog http://loveinteriordesigns.blogspot.com as fotos do seu quarto ^^
    Thanks ;)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:07 AM

    Uma época eu vetorizava, acho lindo o efeito, mas agora, se eu tivesse que escolher entre vetorizar uma imagem e vender a minha avó, a velha iria pro black market. Ainda assim, tutorial ótimo ;D

    ResponderExcluir