02 fevereiro 2015

Sala de aula: Alimentação saudável (Informática Educativa)

Ao longo do segundo semestre de 2014, nas aulas de Informática Educativa, desenvolvi com os alunos dos 2ºs anos um projeto com o tema Alimentação Saudável.


Os alunos durante as aulas de Informática Educativa

Durante as aulas, os alunos assistiram a alguns vídeos que abordavam essa temática, ouviram e realizaram leituras de textos, discutiram a respeito, jogaram o jogo da pirâmide dos alimentos para compreender como deixar a alimentação mais equilibrada, procuraram por receitas saudáveis em alguns sites pré-selecionados, e por fim fizeram uma pesquisa na internet para descobrir quais os nutrientes e benefícios que alguns alimentos oferecem à nossa saúde.


Um dos vídeos exibidos

Além de aprenderem alguns conceitos sobre alimentação saudável, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à área de informática: identificaram ícones de aplicativos, navegaram entre as pastas até encontrarem seus arquivos, acessaram a internet para buscar conteúdos, ler e filtrar as informações que escreveriam no MS Word, digitaram e aprenderam a acessar e navegar entre dois programas (browser e MS Word).


Com base na pesquisa que realizaram, foi produzido um folheto informativo chamado Os alimentos e seus benefícios. Antes, é claro, todos os textos foram revisados por mim junto aos alunos. Este material foi impresso e distribuído para o ciclo I do período matutino de nossa escola.

Quer saber como ficou o resultado deste trabalho? Veja logo acima o nosso folheto informativo! Deixo também o meu agradecimento à Sara, ao William e às professoras Débora, Elisabete e Valdete por todo apoio!

Nenhum comentário:

Postar um comentário