01 agosto 2013

Livro: Razão e sensibilidade

Assim que o Sr. Dashwood morre, sua viúva e suas três filhas enfrentam problemas financeiros já que grande parte da herança acaba sendo passada para John Dashwood, filho do primeiro casamento. Mesmo fazendo uma promessa ao pai de que ampararia a madrasta e suas meia-irmãs, o rapaz se muda imediatamente com sua esposa, Fanny, para Norland Park e faz delas suas meras hóspedes. Durante este tempo, Elinor, a mais velha das irmãs, se apaixona por Edward Ferrars, irmão de sua cunhada. Fanny desaprova esta união e incentiva John a procurar um novo lar para a família.

Elinor, Marianne, Margaret e a mãe se mudam para um chalé em Devonshire, que fica próximo à residência de John Middleton, um parente distante. Ele as apresenta à sociedade local, que inclui sua sogra inconveniente, Sra. Jennings, e o gentil de meia idade Coronel Brandon, que se apaixona por Marianne. No entanto esta paixão acaba não sendo correspondida, já que a atenção da jovem se volta para John Willoughby, um belo rapaz que conheceu assim que sofreu um acidente.


Imagens do filme de 1995

Quando a mente não está desejosa de convencer-se, sempre encontra algo para suportar suas dúvidas.

A história, escrita pela autora Jane Austen e publicada em 1811, gira em torno das paixões das irmãs Elinor e Marianne: a primeira sempre bastante racional, enquanto que a segunda não poupa os outros de suas emoções. Graças às experiências que enfrentam no decorrer da história, ambas acabam mudando essas personalidades e aprendendo uma com a outra.

O livro deu origem também a adaptações para o cinema, entre elas a de 1995 estrelada por Emma Thompson, Kate Winslet e Hugh Grant, e a mais recente Sem prada nem nada, versão mexicana de 2011.

3 comentários:

  1. Ah, eu sempre quis ler esse livro... mas sabe quando se tem uma pilha de livros para ler e mais uma lista enorme de livros que se quer comprar? Minha lista é tão grande que se eu realmente quiser ler todos os livros dela, vou precisar de onze anos dedicados somente a leitura, haha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahah meu caso foi assim, Gabriela! Eu estou com um montão de livros em casa pra ler, daí resolvi que leria todos antes de comprar novos! E Razão e sensibilidade estava aqui!

      Excluir
  2. Parece ser bem legaaal!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir