03 julho 2013

Livro: Odd e os gigantes de gelo (Neil Gaiman)

Neil Gaiman é um autor britânico contemporâneo de literatura adulta e infantil que conheci graças a um amigo - que me indicou a leitura de Os filhos de Anansi - e desde então está na minha lista de favoritos. Ele começou com quadrinhos (como o clássico Sandman) e passou a escrever também romances, bem como roteiros para filmes (como Stardust e Beowulf). O que mais aprecio em suas obras são a fantasia e o toque obscuro, além das muitas passagens absurdas e politicamente incorretas que geralmente me deixam boquiaberta!


Minha pequena coleção

Como dica de leitura, deixo hoje Odd e os gigantes de gelo (que ganhei daquele meu amigo já citado), com ilustrações de Brett Helquist, que o autor escreveu em 2009 para o Dia mundial do livro do Reino Unido. A história se passa em um vilarejo viking da antiga Noruega, onde Odd, um garoto bastante azarado, vive. Ele mora apenas com a mãe, já que o pai faleceu em uma expedição, e ficou manco assim que uma árvore caiu em sua perna, tornando-o motivo de chacota entre os seus vizinhos.



A capa do livro

Certo dia Odd resolve se refugiar em uma cabana na floresta que pertencia ao seu pai, afinal a vizinhança inteira estava mal-humorada por causa do inverno interminável, e encontra um urso, uma raposa e uma águia conversando. Descobre que os três animais são, na verdade, os deuses Thor, Odin e Loki, que foram expulsos de Asgard e tentam recuperar o seu mundo dos gigantes de gelo. O garoto, então, logo se junta aos deuses nórdicos para tentar ajudá-los em sua missão.


Uma das ilustrações

A história é bem curtinha (talvez por ter sido direcionada ao público infanto-juvenil), mas dá pra ter uma ideia de como eram as crenças e costumes do antigo povo da Noruega. Se você se interessa por mitologia nórdica, possivelmente vai curtir!

5 comentários:

  1. Minha pequena coleção.. aham rsrsrrs
    Bom, não sou do tipo super leitora, mas já que é curtinho talvez meu filho se interesse (vou usar o nome Thor e já compro o interesse, rsrrs) e como eu que leio pra ele por consequência termino lendo mais livro rsrsrs... obrigada pela dica.

    www.acidsugar.com

    ResponderExcluir
  2. Ah que bom que gostou fernandaa *--*
    nossa quanto livro ;s
    eu já ouvi falar desse Odd e os gigantes de gelo ^^
    nossa, lendo a sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro, adoro história com deuses *---*

    beijinhos :*
    japona.mairanamba.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fer!
    Eu conhecia Neil pelos livros em promoção no Submarino. São tantos livros que nem dei muita moral para o escritor. Agora, com o lançamento pela Intrínseca, ele está mais visado, né?

    Achei fofo esse livro mas não é um tipo de leitura que me interessa em primeira mão, sabe?
    Qual livro dele você recomenda pra quem nunca leu Neil?

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jeh, o livro que recomendo é o primeiro que li do autor e o meu favorito: Os filhos de Anansi. O Gaiman tem também alguns livros de contos, como o Coisas Frágeis I e II, que tb achei bons!

      Excluir
  4. O livro tem uma impressão de ser fofo, eu me interesse muito por ele. Não conhecia, mais adorei. Até mais e fique com Deus.
    Cafofo da Má e
    Fan page do blog

    ResponderExcluir