16 junho 2013

Software: Hot Potatoes

Agora que assumi as aulas de Informática da escola onde trabalho, vocês encontrarão aqui no blog dicas também de jogos e outros softwares de caráter educativo.


Fuçando no computador de lá do laboratório, descobri o aplicativo canadense Hot Potatoes (é gratuito!). É uma ótima ferramenta para o educador, já que possibilita criar cinco tipos de exercícios diferentes: de preenchimento de lacunas (JCloze), de combinação de colunas (JMatch), cruzadinha (JCross), ordenar palavras ou sentenças (JMix) e quiz (JQuiz). Esses exercícios são salvos em formato HTML e, portanto, podem ser disponibilizados na internet.

Como teste preparei algumas atividades de Festa Junina (clique aqui para ver!), já que estamos na época e é um tema que as professoras regentes do Ciclo I estão abordando lá na escola. Se você entende de CSS ou de HTML, é possível modificar todo o layout, mas preferi deixar montado exatamente do jeito que o software permite para que vejam o resultado.


Vídeo ensinando a usar o JMix

A ferramenta (também disponível em português) é bastante intuitiva mas, se você tiver alguma dificuldade, basta procurar por vídeos com tutoriais no YouTube. É mais um recurso que você, professor, pode utilizar em sala de aula para auxiliar seus alunos na construção de seus conhecimentos, bem como no desenvolvimento da autonomia (afinal ele mesmo avalia o seu aprendizado durante os exercícios).

2 comentários:

  1. Eu não conhecia o Hot Potatoes mas, sendo também educadora, acredito que ele deve ser uma ferramenta muito útil!

    Adoro essas novidades, embora não trabalhe mais na área.

    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Que interessante! Já trabalhei em escolas e na hora da aula de informática, todos os meus alunos pediam em coro: tia, coloca no FRIV! (é o site fliv.com) haha. Muito fofos!

    Gostei dessa dica, eu não conhecia.
    Beijos e bom final de domingo!!

    ResponderExcluir