A história se passa na vila de Highbury e tem como protagonista Emma Woodhouse, uma jovem de 20 anos que tem como um de seus objetivos de vida formar casais. Ela, pelo contrário, não deseja obter o matrimônio, afinal mora com o seu pai hipocondríaco e teme deixá-lo sozinho.
O enredo retrata basicamente parte da vida desta moça e a influência que tem na vida das demais personagens (como também o contrário): George Knightley, seu amigo íntimo; Frank Churchill, um rapaz por quem Emma tem uma quedinha; Jane Fairfax, uma bela garota que a princípio a protagonista não se deu tão bem; Harriet Smith, sua amiga que considera não-sofisticada; entre outros.
Algumas das adaptações para cinema e televisão
Em primeiro momento achei o romance um tanto fútil, não entendia porque era considerado um clássico da literatura e cogitei a possibilidade de deixar a leitura de lado especialmente porque não me identifiquei nem um pouco com a personagem principal, que era um tanto arrogante! Depois fui percebendo porque é uma obra tão rica: Jane Austen retrata com detalhes o dia-a-dia das mulheres de sua época, as suas ocupações, seus preconceitos, suas preocupações... Além disso, os diálogos são tão bem construídos como o aprofundamento do caráter psicológico das personagens, que no decorrer acabam mudando.
Este clássico teve um total de oito adaptações para cinema e televisão, entre eles o filme de 1996 estrelado por Gwyneth Paltrow, um seriado de 1996 com Kate Beckinsale, uma versão indiana chamada Aisha e (pasmem!) a adaptação moderna As Patricinhas de Bevely Hills, com Alicia Silverstone.
Assisti a minissérie (feita pela BBC, se não me engano) desse título e achei muito bonitinha! A princípio também fiquei com um pé atrás por conta do gênero mais romântico, mas vale a pena.
ResponderExcluirOi Fernanda.
ResponderExcluirSabe que pelo início da resenha e pela característica do livro parece ser maravilhoso. Mas acredito que por termos uma visão diferente da vida o livro deve se tornar mais chato ao passo da leitura.
Amooo ler!
Beijos,
Greice
www.amigasemulheres.blogspot.com.br