01 junho 2013

Filme: Mary & Max - Uma amizade diferente

Filme recomendado para maiores de 12 anos

Mary Dinkle é uma australiana de apenas 8 anos que, apesar de morar com os seus pais, se sente um tanto solitária. O pai passa o tempo com os seus animais empalhados, enquanto que a mãe prefere uma garrafa de xerez. Sofre bullying na escola e é apaixonada por um grego gago que mora em sua rua. Seu momento favorito do dia é quando senta para assistir televisão com o seu galo de estimação comendo leite condensado.


Imagens do filme

Max Horowitz é um americano ateu que mora sozinho e tem ataques de pânico. Não consegue ler as expressões faciais de outras pessoas e entende tudo literalmente. Frequenta um grupo de comedores compulsivos, inventou o sanduíche de chocolate, nunca usou uma camisinha e não entende o amor.

Enquanto estava na biblioteca e sua mãe "pegava emprestado" alguns envelopes, Mary abre uma lista telefônica dos EUA para ler nomes engraçados, quando tem uma ideia: enviar uma carta para um desconhecido de outro continente! E foi essa carta que deu início a uma grande amizade - assim mesmo: à distância!


O trailer

O filme é um stop-motion para adultos lançado em 2009 e tem todo um toque depressivo - tanto no enredo, como na modelagem das personagens e cenários em seus tons de sépia e cinzentos. Além da amizade, ele aborda também outras temáticas: a síndrome de aspergen, o preconceito, o alcoolismo, a gravidez, a obesidade, a cleptomania, a diferença sexual, a confiança, a religiosidade, a solidão, entre outros.

Mesmo não tendo nada (ou quase nada) em comum com os protagonistas, me identifiquei porque já tive uma amizade virtual e só quem passa por esta situação sabe o quanto é real! De a gente passar a semana toda pensando no que escrever, de se preocupar, de desejar bem, de ter alguém (mesmo longe) com quem contar, de acompanhar nossas mudanças e de fazer parte dessas mudanças também... Foi uma pessoa muito importante em algumas fases da minha vida e é uma memória que nunca irá se apagar! Mesmo deletando os e-mails e históricos de mensagens - ou queimando as cartas, no caso de Mary & Max!

Fonte: Crítica: Mary & Max (Omelete)

2 comentários:

  1. Olá, Fernanda! Tudo bem?
    Gostei da dica! Espero encontrar tempo para poder assistir ao filme. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir