17 janeiro 2012

Sala de aula: Chapeuzinho Amarelo

Faz quase dois anos que eu havia prometido postar algumas das minhas práticas na creche (neste post) aqui no blog. Saí de lá, ingressei no ensino fundamental I, e mesmo assim não publiquei nada ainda!

Infelizmente, desta época em que trabalhei com Minigrupo (2-3 anos), só tenho guardado os planejamentos iniciais. Os registros diários (que incluiam as avaliações do grupo) ficaram na escola, e não registrei muita coisa por meio de fotos. Então fica difícil descrever para vocês como foi o decorrer dessas atividades; mas quem sabe eu publico algum dia!

Como no finalzinho do ano passado assumi uma sala de segundo ano (7-8 anos), registrei bastante coisa e as práticas estão fresquinhas aqui na minha cabeça, vou tentar publicar aqui no blog! Podem ser úteis para quem também é educador ou responsável por alguma criança. Mas lembrem-se de que nunca uma atividade desenvolvida por um outro profissional deve ser seguida a risca; é preciso considerar os conhecimentos prévios da turma e adaptar de acordo com as suas necessidades.


Atividades: Clique para ampliar

Vocês vão perceber que gosto de trabalhar com atividades que girem sempre em torno de uma temática. Se leio um livro com eles, por exemplo, procuro no decorrer do dia desenvolver atividades que tenham a ver com uma mesma temática abordada na história. Claro que sempre considerando as necessidades do grupo e os projetos da Prefeitura daqui de SP!

As atividades de hoje são sequências didáticas com a temática Chapeuzinho Amarelo. Essa sequência está bem genérica porque não considerei o nível dos alunos - já que tinha acabado de assumir a sala e queria descobrir os seus conhecimentos prévios -, mas desenvolvi pensando como ponto de partida para o trabalho com os gêneros textuais propostos para o segundo ano (contos de fadas e receitas).

Chapeuzinho Amarelo, escrito por Chico Buarque, ilustrado por Ziraldo e publicado pela editora José Olympio, é um livro de categoria infanto-juvenil que possui uma linguagem poética e é uma versão do famoso conto de fadas Chapeuzinho Vermelho.
Nele a personagem principal, que tinha medo de tudo (segundo o narrador, era “amarelada” de medo, e daí surge o seu nome), consegue enfrentar o temível Lobo Mau graças a um jogo de palavras que ela mesma cria.



Atividades: Clique para ampliar

É um livro que prende a atenção da molecada desta faixa etária por causa das ilustrações (que são maravilhosas!) e dos jogos de palavras que o autor cria (como quando o LO-BO se transforma em BO-LO). Escolhi ler porque é um livro que gosto bastante também, né! Hahah..

Essa sequência durou quatro dias - foi aplicada em uma semana que tinha um feriado numa quarta-feira, e infelizmente muitas das crianças faltaram. Além disso parte do tempo das aulas foi direcionado para a realização das sondagens de escrita.

No primeiro dia explorei a capa do livro com os pequenos (Qual o nome do livro? Qual o nome do autor? O que estão vendo na capa?), estabelecemos previsões (Sobre o que será essa história?) e realizamos a leitura - durante a mesma, fizemos também algumas inferências (Qual será o maior medo da Chapeuzinho?), e ao final confirmamos ou não as previsões. Em seguida, como de costume, conversamos a respeito da história (O que acharam? Que estratégia Chapeuzinho criou para perder seus medos?) e sobre os medos dos alunos (Qual o seu maior medo?), para que em seguida elaborássemos uma lista coletiva de medos - apareceu de aranha a Michael Jackson e Amy Winehouse! - e invertessemos as sílabas, como fez a personagem de Chico Buarque.

No mesmo dia, entreguei para os alunos folhas com citações do livro para que lêssemos juntos e fizessem as ilustrações de acordo com o que foi lido.


Atividades: Clique para ampliar

No dia seguinte fizemos atividades de matemática (contar objetos e somar), uma situação-problema (que acabei não registrando e não me recordo agora), assistimos ao clipe d'A Sopa, do Palavra Cantada - antes disso lembramos que um dos medos da Chapeuzinho era de sopa -, e assim que as crianças aprenderam a cantar distribui para cada uma folha com os trechos da música para que colocassem em ordem. Achei interessante porque mesmo aqueles alunos que eram considerados "problemas" participaram e ainda ajudaram os colegas!

Na terceira aula trabalhamos com uma atividade de reflexão sobre o sistema de escrita, como contar sílabas e escrever palavras do campo semântico animais, e caçar palavras e em sequência organizá-las em ordem alfabética.

Por fim, na última aula da sequência, realizamos a leitura da receita de bolo de chocolate (porque afinal era o bolo favorito da menina!), identificamos os ingredientes, circulamos as palavras que começavam com vogais e fizemos uma lista de bolos com outros sabores.

Essa sequência foi o ponto de partida para outras, como a com a temática da Fantástica Fábrica de Chocolates e a de alimentação, assim como o projeto do Livro de Gostosuras, que pretendo postar em breve!

4 comentários:

  1. E dizem que vida de professor é mole, chegar na aula e ir passando alguma coisa... ahan, senta lá né?!

    Muito interessante esse post, pra quem vai ser pai/mãe (ou pra quem já é) esse é um belo post pra visualizar o que se pode tentar passar pra criança em casa, auxiliando os estudos.

    Muito obrigado Professora Fê!

    ResponderExcluir
  2. Adorei suas atividades!! Parabéns!! Voltarei aqui mais vezes... ;)

    ResponderExcluir
  3. Amei suas atividades, achei maravilhosa suas postagens . Que o SENHOR JESUS te abençoe.









    ResponderExcluir
  4. Amei suas atividades, achei maravilhosa suas postagens . Que o SENHOR JESUS te abençoe.









    ResponderExcluir