05 maio 2011

Receita: Tortinhas de limão

Acho que as aulas que eu mais esperava do curso de gastronomia eram as de confeitaria e fiquei bastante triste ao descobrir que perdi a primeira (de duas) porque viajei justo na data!
Meus colegas fizeram ótimos comentários a respeito da aula e até me mostraram fotos das produções pra me fazerem inveja - especialmente porque sou viciada em doces.. Mãããs para não ficar tão arrependida, decidi que farei todas as receitinhas (que estão na apostila do curso) que perdi aqui em casa para caso não derem certo eu tirar as dúvidas com a professora na segunda aula de confeitaria!


A primeira da lista que escolhi foi Tortinhas de Limão, já que lendo a receita parecia bem fácil de fazer, eu tinha todos os ingredientes em casa e sou APAIXONADA por esses docinhos!!
Liguei o aparelho de som no último volume, deixei tocando o Death Magnetic (Metallica) e coloquei a mão na massa (literalmente)! E não é que deu certo? Fiquei muito feliz com o resultado e quero compartilhar a receitinha com vocês!

Ingredientes
Massa frola
+ 140g de manteiga;
+ 1 ovo;
+ 220g de farinha de trigo;
+ 2g de fermento em pó.

Recheio
+ 160ml de suco de limão;
+ 2 latas de leite condensado;
+ 125g de creme de leite em caixinha.

Merengue
+ 250g de açúcar;
+ 5 ovos.

Modo de preparo
Massa frola
Numa tigela, misture a manteiga com o ovo e junte a farinha com o fermento. Amasse até ficar homogênea. Reserve na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Forre o fundo e as laterais de forminhas para empada com a massa, com espessura de 3mm. Faça furos no fundo e leve para assar em forno pré-aquecido a 150 graus por aproximadamente 20 minutos.

Recheio
Esprema os limões, coe o suco e reserve. Com o fouet, bata o leite condensado, o suco e o creme de leite. Reserve.

Merengue
Misture o açúcar com as claras. Leve em banho-maria e deixe até que o açúcar esteja totalmente dissolvido e a mistura atinja 74 graus. Coloque na batedeira e bata até montar o merengue.

Montagem
Com a massa fria, coloque o recheio sobre ela e alise com o fundo de uma colher. Coloque o merengue por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 5 minutos. Sirva em temperatura ambiente ou gelada.

Rendimento: 12 tortinhas.

Dica: Se você é como eu e não tem daqueles sacos para confeitar, encha um saco plástico (limpo, óbeveo! (sic)) com o merengue e faça um furo em uma das pontas para poder decorar as tortinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário