21 abril 2011

Rinoplastia: O antes

No final do ano passado fiquei sabendo por intermédio de algumas colegas professoras que o Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo (HSPM) estava fazendo uma espécie de mutirão de uma determinada cirurgia plástica que sempre tive vontade de fazer. Corri para marcar a minha consulta e o médico informou que a tal cirurgia poderia ser realizada em Junho desse ano (em breve saberão mais detalhes!). Me perguntou também se eu gostaria de mudar algo mais em mim, e eu comentei que não gostava do meu nariz, mas que não tinha certeza ainda se faria ou não uma rinoplastia. Eis que desde aquela data ele deixou marcada a cirurgia para o dia 19 de Abril, e pediu para que eu fosse pensando - se eu desistisse, bastaria desmarcar.


Meu narigão e eu antes da rinoplastia

Apesar de amigos e parentes comentarem que não vêem nada demais com o meu nariz, eu sempre o achei muito feio e morria de vergonha de tirar fotos ou fazer filmagens de perfil. O que me incomodava mais nele era o tamanho e um osso saliente quase na altura dos olhos. Comentei isso com o médico, que disse que poderia ser ajeitado - porém sem ter que mexer na cartilagem -, e ainda daria uma afinada na ponta e uma pequena levantada, caso eu quisesse.

Não estava preparada para esse tipo de cirurgia, especialmente porque seria com anestesia local + sedativo e não queria ficar muito tempo sem ter que trabalhar. Mas depois de algumas conversas com o médico me animei, já que ele disse que essa seria a melhor época do ano para operar - pois não tem muito Sol e o risco de manchar a pele seria menor -, que o procedimento cirúrgico seria rápido - era pouca coisa a ser mudada - e que poderia pegar de 7 a 10 dias de licença.
Para criar coragem ainda pesquisei com conhecidos que fizeram a cirurgia para saber os contras, e li alguns blogs e tópicos em comunidades sobre o assunto.
Todas as pessoas que fizeram cirurgias plásticas no HSPM elogiaram bastante, já que os profissionais são bastante capacitados, sempre fazem cursos para se atualizarem, e a equipe é bem grande, comparando com uma clínica - afinal é um hospital.

Conforme a data da cirurgia foi se aproximando, fui fazendo os exames. Fiz exame de sangue, tirei raio x do tórax (para saber se eu tinha pneumonia) e elétrocardiograma. Me encontrei mais algumas vezes com o médico para que ele tirasse fotos e me orientasse melhor.

Neste último dia 18, fiquei internada no hospital, em um quarto com mais duas professoras - que já tinham sido operadas. A internação me deixou mais calma, pois conforme fui conversando com elas pude ir me tranquilizando, e além disso todos os funcionários (enfermeiras, nutricionistas, anestesistas, etc.) foram bastante atenciosos e cuidadosos comigo - diferente do que esperam de serviços públicos. O médico ainda foi me visitar de noite para saber como eu estava, e informou que a cirurgia teria que ser com anestesia geral, o que me tranquilizou ainda mais..

Tudo correu bem durante a cirurgia e o resultado só depende agora do meu cuidado durante o pós-operatório. Mais detalhes contarei nos próximos posts, então aguardem! =)

13 comentários:

  1. thais4:52 PM

    Olá Fernanda ,Boa tarde!Vi seu blog adorei e gostei muito do resultado da sua rinoplastia.Me chamo Thais e tenho 19 anos e estou pretendendo fazer uma rinoplastia também..Será que poderia me indicar onde foi que fez a sua? se puder mandar por email ficaria melhor nascimento1308@hotmail.com.Seu nariz ficou muito bonito.Agradeço e aguardo contato! ;)

    ResponderExcluir
  2. Débora7:13 PM

    Olá!
    Realmente desejo fazer uma rinoplastia, porém não possuo indicações, e tenho muito medo em relação a competência dos médicos. Conheço o HSPM, por isso gostaria de saber com qual médico você fez a sua cirurgia?
    deboraserva@hotmail.com
    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Bruna1:19 AM

    olá fernanda, vi seu vlog sobre rinoplastia e gostaria de saber como voce conseguiu fazer a cirurgia de graça ? pode me passar o endereço do hospital e o nome do medico que fez sua cirurgia. Estou muito ansiosa para fazer também mas tenho medo, por isso pra mim é importante saber isso. email: bruna_gasperini@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6:00 PM

    eu tenho a mesma dúvida do pessoal acima, meu email é heelfidelis@hotmail.com
    parabéns pelo blog, felicidades.

    ResponderExcluir
  5. oi, apesar do pos sofrido ficou muito lindo!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:00 PM

    Oi Fernanda! ficou super natural o resultado da cirurgia e vai ficar ainda melhor, acredito eu!!! Por favor me passe o nome do médico que fez sua rino, para eu ter uma referência quando chegar minha vez.
    meu email: th_lira@yahoo.com.br desde já agradeço, abraço !!!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo11:23 AM

    Oi linda...gostei muito do seu resultado..ficou ótima..preciso urgentemente de saber como vc conseguiu gratuita..telefone?nome do médico?etc...obrigada;)...tany.silvas@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda! tenho as mesmas dúvidas do pessoal acima. como vc conseguiu fazer de graça e qual o nome do médico que te operou e do médico que supervisionou (eu vi no video q vc falou q foi um medico residente com supervisão)...
    Espero que você possa me responder!
    Ficou lindo o nariz! mto natural!
    beijos e obrigada
    email: mv.seberg@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. tb gostaria do nome do medico leilacab@gmail.com bjs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo10:15 PM

    Olá Fernanda..
    Aproveitando as perguntas acima, poderia responder pra mim também, please??
    Obrigada,
    Michelly (hellomitt@hotmail.com) Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3:09 PM

    Olá, Fernanda!

    Sua cirurgia ficou linda! Gostaria de saber se a cirurgia é somente para os servidores públicos?

    bonecadevidro77@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Anônimo12:47 AM

    Eu tinha um nariz muito torto além do desvio de septo. Eu fiz duas cirurgias na santa casa de São Paulo e nas duas cirurgias o nariz voltou a ficar torto novamente = / isso me deixou muito chateado, até penso em fazer uma terceira cirurgia.

    fe.peressim@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá tenho interesse, tem como vc me explicar tudo direitinho? Pois meu marido e funcionário público, meu emake- é Jaqueline.kikuchi@yahoo.com.br obrigada!

    ResponderExcluir