14 janeiro 2010

Vector Magic

Vira-e-mexe me perguntam como foi que fiz aquela imagem "vetorizada" no topo do layout, onde a fiz, se me deu muito trabalho, se eu poderia ensinar a fazer, entre algumas outras.

Este tipo de trabalho exige, sim, uma certa paciência e conhecimentos intermediários em Photoshop - ou algum outro programa que edite imagens -, e também já postei um tutorial há algum tempo aqui no blog (clique aqui para conferir). Porém gostaria de revelar que esta imagem não é uma vetorização!! "Não?! Ohhh.. Como assim??"

Para aqueles que estão se perguntando "o que diabos é uma "vetorização"?", tentarei explicar: vetorização é, nada mais nada menos, do que o ato de transformar uma imagem .bitmap ou .jpg, por exemplo, em vetor. Ou seja, você transforma as linhas da imagem em representações numéricas.

Para melhor exemplificar, observe as seguintes imagens:


Você provavelmente notou alguma diferença, não? Agora observe a próxima, em zoom:



Notou que, apesar de eu ter dado zoom na segunda imagem, não apareceram aqueles pixels (em outras palavras, os quadradinhos) como os da primeira? Acontece que a segunda imagem foi convertida para vetor; portanto, não importa o quanto de zoom você der, ela nunca mostrará aqueles pixels.

"E quais são as vantagens de transformar uma imagem em vetor?" Muitas, caso você trabalhe com animação ou com design gráfico, por exemplo.
No meu caso eu transformei uma foto em desenho imitando a técnica de vetorização, porém, como já compreenderam, aquela não é uma vetorização. Fiz aquilo apenas para deixar a imagem mais estilizada mesmo.

Daí vocês me perguntam: "Fernanda, poderia me ensinar a fazer uma verdadeira vetorização, então?" E eu respondo: "Não!".
Não, porque eu realmente não sei fazer isso utilizando editores de imagem como o Corel Draw, por exemplo. Mas, para o bem de todos e felicidade geral da Nação, descobri um site que possui uma ferramenta online, fácil de usar e que pode fazer isso em questões de segundos!


A ferramenta chama-se Vector Magic. Com essa ferramenta, você apenas tem o trabalho de procurar a imagem - de logotipos a fotos - no seu computador, mandar fazer o upload e dar alguns cliques; o restante ela faz sozinha! Além escolher a intensidade da vetorização, você também pode editar suas cores e o resultado final salvar em diversos formatos, como .eps, .svg, .pdf, e até .png!

Bom, por enquanto é só, pessoal! Espero que tenham gostado da dica.

"Este post está participando do Concurso Profissão Blogueiro, que vai premiar três blogueiros com netbook e kit completo para quem quer ter um blog de sucesso. Acesse: www.ideiasnoar.com.br/profissaoblogueiro"
PS: Agradecimentos à Lia pela dica!

3 comentários:

  1. Anônimo1:53 PM

    oie, adorei seu blog!
    aah adorei a dica :)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5:29 PM

    Ainda esta noite de madrugada o teu amor dará conta de que te ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 h da manhã. Esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus lhe abençoará e a sua vida não será a mesma.... Leia sozinho, porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas... funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas pra ela também funcionou! Agora veremos... Para você mesmo diga o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)... Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes). Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo ( Venha cá Anjo de luz eu te invoco para que desenterre S.B de onde estiver ou com quem estiver e faça ele me telefonar ainda hoje, apaixonado e arrependido, desenterre tudo que está impedindo que S.B venha para mim (você), afaste todos àqueles que têm contribuído para o nosso afastamento e que ele não pense mais nas outras... mas somente em mim. Que ele me telefone e me ame. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém...

    ResponderExcluir