14 janeiro 2009

Religião

Há alguns anos atrás, aqui no blog, postei um texto sobre , que era uma reflexão e desabafo. Naquela época, eu passava por uma espécie de conflito, já que não sabia se acreditava ou não no sobrenatural.

Eu fazia curso técnico e sempre na volta, no caminho para casa, vinha conversando com um amigo sobre o assunto. Ambos duvidávamos da existência de Deus e, se Jesus Cristo realmente existiu, acreditávamos que foi apenas um grande líder, e não um homem com um dom divino.
Uma frase que me disse certa vez, e que jamais esqueço, era que se alguma vez um ateu chegar a acreditar no sobrenatural é porque teve boas provas e sua fé será grande e verdadeira.

Hoje posso dizer que tive certas provas e que tenho minhas crenças, porém ainda duvido de muitas coisas. Essa dúvida às vezes me machuca, porque, como comentado no post antigo, eu gostaria de acreditar em tanta coisa, porém para mim parece ser tão incerto.
Gostaria de acreditar porque seria mais reconfortante e talvez algumas de minhas esperanças não se apagassem.

Nesses anos tenho lido a respeito de religião, procurando alguma que condiz com os meus valores e crenças, porém alguns princípios de todas elas não fazem sentido para mim; parecem estar tão distantes.
E esse é um tema que se tornou um dos meus favoritos: gosto de conhecer um pouco sobre cada uma e não tenho preconceitos, mas não me vejo praticando-as.

Talvez seja melhor assim: acreditar somente no que realmente faz sentido para mim e não me forçar a seguir a crença de outros somente por "obrigação", para dizer que sou fiel à tal religião.
E uma outra coisa que odeio é o fanatismo religioso, que, para mim, muitas vezes se torna uma manifestação preconceituosa.

Para complementar, segue uma de minhas citações favoritas:
Todos os credos são importantes e todos os caminhos da fé levam a Deus. Se o bem existir dentro de cada um, ali estará Deus vivo em sua infinita onipotência, pois fanatismo religioso é ausência de sabedoria. (Mestra Tala)

Mais
Ouvindo: Talisman - I'll be waiting.
Lendo atualmente: As Brumas de Avalon, Vol. 3 - Marion Z. Bradley.

5 comentários:

  1. Anônimo9:14 AM

    Oii Fê!!
    Tudo bom??
    E aí?? Já comprou "Crepúsculo" para ler?? Já assistiu o filme??? Aposto que você vai gostar! Aliás, não conheço ninguém que leu e não gostou!! Vale MUITO a pena...
    Concordo com você sobre esta questão de religião e fé! Acho que cada um tem que seguir apenas o que acredita, nem que seja uma mescla de todas as religiões... Eu acredito em certas coisas também, não em tudo... Mas não me prendo muito em receber uma confirmação, apenas sigo acreditando no que me faz bem! Acho que você faz muito certo em conhecer outras religiões e não ter preconceitos com nenhuma delas..
    Como diz na frase que você colocou ali no final, não importa qual credo você segue, o importante é ter fé dentro de você... E também não gosto de fanatismos! Tudo tem seu limite!!

    Beijocas!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2:03 PM

    Esse assunto sobre religião é bem complicado de se discutir assim como futebol e política! haha

    É como sempre digo "gosto é que nem c*, cada um tem o seu"
    Sendo assim pra esses 3 temas e são sobre essas coisas que nunca discuto.

    Adorei a sitação e o vídeo também.

    Beijos Fê!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:11 PM

    A fé é sempre um assunto muito delicado, principalmente quando se discute sobre religiões. Eu particularmente tenho minhas crenças, acredito muito nelas e sempre rezo, mas não frequento mais a Igreja.. Não sei direito o motivo, mas sei que a atitude de muitas pessoas lá dentro contribuiram pra isso. Só que isso não abalou em nada a minha fé, o meu Deus é, pra mim, sempre o mais forte ^__^

    E independente disso, acho que o importante é cada um viver bem consigo mesmo, e muitas vezes acreditar em alguma coisa ajuda muito, até pra gente conseguir suportar momentos difíceis..

    =****

    ResponderExcluir
  4. Anônimo11:43 PM

    Ahh que bom que gostou Fê! :D

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. ..mais fácil doq falar doq eu acredito ou não, é meio q 'defender' esse tal 'fanatismo'...
    até pq oq diferencia o fanatismo, daquela coisa natural q é kerer defender oq se acredita? e oq duas ou mais pessoas concordam e tentam mostrar q akilo faz sentido? e q tb seria um dever? e tb q o mundo ideal e o objetivo dessas pessoas é q tds sigam esses tais 'meios' de fé em q acreditam??
    complicado hein?!

    ResponderExcluir