30 outubro 2008

Educação Ambiental

Pra quem não sabe, a Educação Ambiental, como o próprio nome já sugere, tem como proposta a formação de uma atitude ecológica nas pessoas, com o intuito de fazer sociedade e natureza caminharem em harmonia.

Posso dizer que não sou uma pessoa ecológicamente correta, assim como outras que cresceram em um país cujo sistema é o capitalista. Acredito que a mudança da maioria de meus hábitos seria um tanto difícil - mas não impossível. Dentre eles, passar a consumir produtos produzidos perto da região onde moro, por exemplo, já que evitaria a emissão de um grande número de gás carbônico devido ao transporte. Ou mandar consertar peças do meu computador ao invés de comprar peças novas. Nesses dois casos, acabo nem pensando no mal que posso causar ao meio ambiente, mas sim no custo e na qualidade do produto. Por quê? Talvez porque fui criada para ser uma "consumidora".

Já que sou uma consumidora, será que consumir produtos ou serviços daquelas empresas que vestem a camisa da "sustentabilidade" seria a solução? Talvez daria no mesmo, já que a intenção da maioria delas é lucrar - se auto-intitulam "empresas verdes" apenas por este conceito estar na moda mesmo.
Existem diversas controvérsias relacionadas a este tema, como as citadas no artigo Educação Ambiental: Mais uma expressão de interesses?. Dentre elas sujeitos que compram um carro para cada integrante de uma família que venham com filtros antipoluentes, outros que vão a supermercados comprar mais itens do que precisam e carregam em sacolas recicláveis, etc. Fatos que acontecem diariamente e mal paramos para analisar.

Comparando com os exemplos citados acima, acho que os simples atos de não jogar um papel de bala na rua ou diminuir o tempo embaixo de um chuveiro seriam mais eficientes.

Editado
Seguindo a dica de IronFenix - que deixou um comentário neste mesmo post -, gostaria que escrevesse nos comentários a sua opinião a respeito de Educação Ambiental: Acha que realmente funciona? Possui hábitos que vão contra as propostas dela? Ou que vão a favor? Etc.

Para saber mais
+ Educação Ambiental: Qual o próximo passo?
+ O que é Educação Ambiental?

Mais
Ouvindo: Nada.
Estou: Em casa.
Pensando: Nada.
Sentindo: Nada.
Querendo: Nada.
Lendo atualmente: Sexo e Religião - Norberto R. Keppe.
Visitando: Nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário