29 outubro 2005

Banho

Você provavelmente já teve ter ouvido aquela piadinha do "você / eu só toma / tomo banho uma vez por semana", não? Já repararam que sempre que perguntam "você já tomou banho hoje?" é automático ouvirmos a resposta: "não, hoje não é sábado"? - ou, caso seja sábado, a pessoa diz que tomou sim, por que é sábado.
Por que na piadinha nunca falam "não, só tomo em terça-feira" ou então "não, só tomo no domingo de páscoa". Ou até "não, só no dia da árvore". Mas nunca acontece - ou é raro de acontecer! E isso me deixou em grande dúvida: por que diabos logo no sábado?
Pra tirar essa dúvida, resolvo então procurar por informações através de incontáveis pesquisas sobre o banho no Google.

Não encontrei nada que explicasse por que razão as pessoas fazem tantas piadinhas sobre o "banho do sábado" (vamos chamar assim), mas segundo os dados que achei, bolei uma teoria: o banho na antiga Grécia era uma celebração à deusa Hera (mulher de Zeus e deusa do matrimônio, da honra aos compromissos). Acho que era como irmos pra igreja hoje em dia, logo teria um dia marcado para a celebração: assim como é comum irmos para missa aos domingos, a celebração á deusa Hera deveria acontecer no sábado. Em Roma também havia esse tipo de celebração, só que era à deusa Minerva (tem até um sabonete com esse nome, né?).

Falando em gregos, logo lembrei do Cavalo de Tróia. Poxa! Será que os troianos estavam com o nariz entupido e não sentiram nenhum cheirinho azedo e rançoso vindo do cavalo? Como eram ingênuos!

Lembrem-se que isso é apenas uma teoria, não levem tão a sério. Só me falta chegar alguém e dizer "ah, eu tenho sangue greco-romano, então vou começar a celebrar às deusas também; banho só no sábado á partir de hoje!". Toma vergonha na cara, seu suíno!

É legal a gente lembrar que por trás de qualquer piadinha existe toda uma história. Mas acho que essa já cansou. A gente precisa começar a inovar, poxa! Que tal "eu só tomo banho no dia do índio" pra celebrar, já que os índios gostam bastante de banho?
Curiosidade velha que todo mundo já deve saber - mas não custa nada colocar aqui: Os portugueses tomavam banho poucas vezes por semana (tinham medo de ficar doente, ou qualquer coisa assim) e criaram o costume de tomar banho todos os dias depois que vieram para o Brasil e conheceram os índios.

Agora com licença, por que já é sábado e preciso ir tomar meu banho semanal!

+ Banho
Teorias confusas do Nersu segundo o assunto (tirado de um chat do MSN Messenger):

IronFenix --=Solitary Man=-- diz:
gregos.. ou os antigos monges shaolins o.o
devido ao treinamento intensivo deles @.@
fazia parte do treino tomar banho só uma vez na semana o.o
manter a concentração .. agüentando o complexo (complexo? xD) cheiro
monges shalins xD
no antigo egito xD
pois faltava agua @.@
na tailandia o.O
os indios australianos @.@

Mais
Ouvindo: Faith no more - Epic.
Teclando: Com a Mione, Galinho e André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário